16/03/2018

Vereadores participam de comitiva que visitou unidade do Erasto Gaertner


A cidade de Paranaguá terá, ainda neste ano de 2018, poderá contar com uma unidade do hospital Erasto Gaertner para a realização de serviços voltados ao tratamento de alguns tipos de câncer. A notícia foi dada na tarde de ontem, 1º de março, em Irati, pelo prefeito Marcelo Roque em companhia dos vereadores Orlei Correa, Nilo Monteiro, Nobrega, Fabio Santos e Thiago Kutz.
A ida da comitiva foi para conhecer as instalações e o funcionamento do denominado Ambulatório Descentralizado de Oncologia do hospital Erasto Gaertner na cidade dos Campos Gerais, que desde novembro já atendeu mais de 590 pessoas de nove cidades que compreendem a 4ª Regional de Saúde do Paraná.


Segundo a superintendência do local, o a unidade descentralizada trabalha com todos os protocolos do hospital Erasto Gaertner, porém não realiza cirurgias e nem o tratamento com radioterapia, por exemplo. "Fazemos infusões de quimioterapias para o tratamento a diversos tipos de câncer, além de consultas e procedimentos como a retirada de auto fuser e a manutenção do CTI", explicou o superintendente Adriano Lago.

Em comum, os vereadores destacaram a importância da unidade avançada em Paranaguá como sendo algo muito benéfico para a maior comodidade do grande número de pessoas, das sete cidades litorâneas, que precisam se deslocar constantemente a Curitiba para a continuidade do tratamento contra o câncer. "Não há palavras para explicar o significado da presença deste serviço em nossa cidade", declarou o vice presidente da Câmara de Vereadores, Orlei Correa.
Na mesma linha de pensamento, o vereador Nilo Monteiro disse que a unidade será uma benção para a cidade. "Estamos todos em uma grande expectativa para a chegada do dia da inauguração, pois este espaço representará muito para quem sofre com o câncer", observou.
O parlamentar Thiago Kutz lembrou que o custo mensal do espaço ficará com o Estado, incluindo o pagamento dos profissionais que trabalharão na unidade. "Em Irati, o custo é de R$ 200 mil por mês", observou. "Caberá ao município indicar ou providenciar o local da unidade", comentou. A intenção, de acordo com o prefeito Marcelo Roque, é que a unidade seja instalada nas dependências do hospital João Paulo II. "Vamos aguardar a vinda, na próxima semana, de pessoas ligadas ao Erasto Gaertner em Curitiba, para que juntos possamos apresentar o melhor local para esta importante unidade avançada", disse Marcelo Roque. O vereador Fabio Santos fez questão de mencionar um fato importante a respeito da futura instalação. "Será mais um legado da administração Roque para o município", finalizou.

Na sessão da noite de quinta-feira, o vereador Nobrega dedicou a conquista ao ativista Wallace Dominguês, que sempre fez questão de falar, por meio de cartazes, a necessidade de um tratamento especializado em Paranaguá na área da oncologia. "Wallace pode sorrir, pois sua perseverança e fé contribuíram para este momento", declarou durante seu discurso na tribuna.

Também participaram da comitiva os secretários municipais de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, de Planejamento, Silvio Loyola, e de Comunicação, Camila Roque, além da superintendente de Vigilância em Saúde, Merieli Zanicoski.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar